Para proporcionar conforto e tranquilidade à população, alguns órgãos do Governo do Estado oferecem atendimento em horários mais flexíveis e próximos do meio-dia, como por exemplo, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) e o Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep). Este dois órgãos recebem um público muito grande e têm o ápice de demanda entre 8h e 10h da manhã. Por este motivo, modificaram o horário de atendimento.
No Iasep, os segurados do plano de saúde dos servidores estão sendo atendidos com maior agilidade no horário de 11h às 15h. Durante esse período, a procura por serviços é menor do que nas primeiras horas da manhã, tornando mais fácil o acesso às autorizações de cirurgias e exames. “No horário de meio-dia até às 15h, o segurado é atendido com mais conforto, porque a demanda maior ocorre na parte da manhã”, explica o presidente do Iasep, Kleber Miranda. “O servidor público que dispõe de pouco tempo para ser atendido tem como alternativa esses horários de menor fluxo”, diz ele.
A servidora pública Socorro Nazaré concorda com o presidente. Ela conta que antes não conseguia resolver seus problemas no instituto porque não tinha tempo de ir ao Iasep pela manhã. “Agora eu aproveito o horário de almoço para resolver tudo. É bem mais tranquilo e não dá quase ninguém”, afirma.
No Detran o atendimento ao público é de 8h às 14h, mas o fluxo maior de pessoas é sempre pelo horário da manhã. “Tem alguns serviços que podem ser feitos no horário de meio dia, como por exemplo, a regularização do veículo”, informa Rubens Lameira, diretor de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos.
Quem preferir, também pode resolver problemas pelo serviço de Call Center. “Às vezes o usuário se desloca para o Detran porque não sabia que o seu problema poderia ter sido resolvido pelo telefone ou internet”, enfatiza Lameira. O call Center do Detran funciona através do número 154 das 8h às 20h. (Bruna Campos)




