Educação é a base fundamental da sociedade como um todo, deveria ser interesse de todos , e para podermos mantê-la unificada, soberana e fortalecida.
Em defesa da educação em defesa dos direitos fundamentais e da garantia plena do Art. 207 da Constituição Federal, das autonomias aos institutos federais e universidades.
Em Araguatins, manifestantes, Professores, alunos saíram às ruas para reivindicar o bloqueio de mais 30% do valor da educação, estamos falando de algo muito sério que é a espinha dorsal de toda a estrutura nacional, (educação ), reformas são necessárias, mas reformas com responsabilidades, e não sob perseguição com ideologias e crenças partidárias.
Sendo importante ressaltar que a EDUCAÇÃO, SAÚDE , SEGURANÇA, deve apenas receber investimentos, ampliações, reformas para o crescimento, reduzir , contingenciar ou bloquear recursos para essas finalidades não pode e não deve ser nossa bandeira nem tão pouco polarizar um tema desumano e nefasto.
Pouco provável que tenham êxito, em tempos de crise moral e estruturante, governo e ministro querem fazer corte logo no pulmão e no cérebro do país, não pode ser admitido e nem levado em análise tão eloquência e desacerto.
No aspecto analítico, sabemos da necessidade dos cortes em todas as áreas dos contigenciamentos e ministérios, mais porque só ? a PREVIDÊNCIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE devem serem os violões , não é palatável e nem cabido, temos outros meios de gerar recursos e também de impulsionar o crescimento sem sequer tocar nos pilares que sustentan a sociedade.
Quanto aos alunos e professores dos institutos federais em especial de ARAGAUATINS, TOCANTINS, externo nossos sinceros votos de resistências e afirmo o real compromisso de que estamos do lado certo e lutando por algo fundamentalmente necessário de preservação e de relevância nacional, permaneceremos firmes contra qualquer corte e contigenciamentos ou manobra que o atual desgoverno tenta posicionar contra a educação e a saúde.
E não esquecemos-nos que nós somos a força desse município e dessa região norte do Tocantins.

Wemerson Alves Lima é Jornalista e analista Jurídico e Gestor de Recursos Humanos e Cidadania.




