A Operação AKWÊ, coordenada pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, iniciou no dia 21 de outubro e seguirá até o dia 2 de novembro, com o objetivo de garantir a segurança da navegação e a preservação ambiental na região do Baixo Araguaia e Rio Tocantins. A ação envolve um amplo percurso, partindo de Xambioá e abrangendo diversos municípios dos estados de Tocantins, Pará e Maranhão, como Araguatins/TO, Marabá /PA, Imperatriz/MA, Palmas /TO, entre outros.
Com uma equipe composta por 49 marinheiros dos estados do Tocantins, Goiás e Distrito Federal, a operação conta com a parceria do Naturatins, e sua participação é essencial para o fortalecimento das ações de fiscalização e preservação ambiental. Ao lado dos marinheiros, a equipe do Naturatins trabalha intensivamente na fiscalização de atividades com potencial para prejudicar o meio ambiente, como desmatamento, poluição das águas, caça e pesca predatória.
Para o gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, a união das forças de segurança e meio ambiente é fundamental não apenas para proteger os ecossistemas ribeirinhos, mas também para promover a conscientização das comunidades locais sobre a importância de práticas sustentáveis.
Ao longo da operação, são realizadas abordagens educativas e orientações para garantir que as populações ribeirinhas compreendam a importância da preservação dos recursos naturais, além de medidas que promovem a segurança da navegação.