As obras de recuperação da rodovia PA-127, que dá acesso aos municípios de Igarapé-açu, Magalhães Barata e Maracanã, na região nordeste do Pará, com cerca de 76 quilômetros de extensão, entrarão na fase final. Para acelerar os serviços, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) dividiu a rodovia em dois grandes trechos, para executar a restauração completa do pavimento e implantar sinalização.
O primeiro trecho, que vai do entroncamento com a BR-316 até a cidade de Igarapé-Açu, com 27 quilômetros de extensão, já está com 95% dos serviços executados pela construtora Etec, com um investimento de R$ 12.733.084,99, do governo do Estado. No outro trecho, com 48,7 quilômetros, que começa na cidade de Igarapé-Açu, passa pelo entroncamento com a PA-396, de acesso a Magalhães Barata, até a sede do município de Maracanã, as obras já atingiram os 90%. Na recuperação deste trecho o Estado está investindo R$ 16.334.055,70.
Antes do início das obras, a PA-127 estava com o pavimento destruído no trecho entre Igarapé-Açu e a BR-316, e sem pavimentação entre Maracanã e Igarapé-Açu, dificultando o tráfego de veículos e tornando a viagem muito longa entre as três sedes municipais.
A reconstrução da PA-127 é fundamental para impulsionar a economia e o turismo na região. Em Maracanã, por exemplo, fica a ilha de Maiandeua, com as praias de Fortalezinha e Algodoal, muito frequentadas por paraenses e turistas nos finais de semana, feriados e nas férias de julho. (Dinan Laredo)




