Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Núcleo de Saúde da Penitenciária de Pedrinhas será inaugurado na segunda, 16

Noticias Relacionadas

Objetivando garantir serviço médico 24h aos detentos do sistema prisional maranhense, a Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) inaugura, nesta segunda-feira (16), o Núcleo de Atenção à Saúde da Penitenciaria de Pedrinhas. A inauguração, que ocorrerá às 9h, contará com as presenças do secretário da Sejap, Sérgio Tamer, e do secretário-adjunto de reintegração social, José Ribamar Cardoso Lima.

A unidade de saúde dispõe de 20 leitos e capacidade para atender cerca de 120 internos por dia. Ribamar Cardoso disse que serão oferecidos aos detentos atendimentos de várias especialidades médicas, além de exames. Segundo ele, foi instalado no núcleo de saúde uma sala de Raio X, uma área de exames laboratoriais, além de um setor de urgência e emergência. “A proposta é de implantação de um hospital de pequeno porte dentro da unidade prisional, com serviços médicos disponibilizados aos internos”, disse o secretário-adjunto.

Para implementar o atendimento, a unidade também disponibilizará além da assistência médica, a assistência social e psicológica aos presos. Os internos terão, também, inúmeras atividades focadas na conscientização sobre doenças como Diabetes, Hanseníase, Tuberculose e as sexualmente transmissíveis (DSTs). “A finalidade é que as atividades sejam um instrumento de combate a essas doenças. Não que os índices dessas doenças sejam grandes dentro dos presídios, mas é uma forma de prevenção através da conscientização”, afirmou o secretário-adjunto.

A coordenadora geral de saúde da Sejap, Iolice Ribeiro, contou que a proposta é fazer com que em cada unidade prisional do Maranhão tenha um núcleo de saúde. Conforme relatou a coordenadora, esse é um projeto que já faz parte da realidade do órgão. “Estamos com esse projeto. Hoje, além da Penitenciária de Pedrinhas, o presídio feminino também tem sua própria unidade de saúde. Mas o objetivo é que todas as unidades prisionais tenham seus núcleos de saúde”, enfatizou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias