
As obras da nova ponte na BR-226, que ligará Tocantins e Maranhão, avançaram e já atingem 35% de execução, segundo balanço divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A construção substitui a antiga Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou em 22 de dezembro de 2024, provocando a morte de 14 pessoas, além de deixar três desaparecidas e uma ferida. O acidente envolveu veículos que trafegavam no momento da queda, incluindo caminhões com cargas perigosas.
De acordo com o DNIT, já foram concluídas 24 fundações e 18 dos 26 pilares previstos no projeto. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na mesoestrutura, com instalação de pilares, travessas e vigas pré-moldadas. A próxima etapa contará com a colocação de mais de 2 mil pré-lajes, processo que deve acelerar o cronograma de execução da obra.
A nova ponte terá 630 metros de extensão — cem metros a mais que a anterior — e um vão central de 154 metros. Com previsão de entrega até o dia 22 de dezembro deste ano, exatamente um ano após o colapso da antiga estrutura, a obra recebe um investimento federal de R$ 171,9 milhões. O consórcio contratado iniciou os trabalhos logo após a demolição dos remanescentes da ponte anterior, realizada no dia 2 de fevereiro com o uso de 250 quilos de explosivos.
O colapso da ponte, registrado por um vereador local que denunciava previamente o risco da estrutura, expôs falhas na manutenção e na fiscalização de infraestruturas rodoviárias federais. A tragédia segue sob investigação, enquanto a nova ponte é construída para restabelecer a ligação viária entre os dois estados.