A reivindicação dos sindicatos dos servidores públicos do Tocantins para mudanças no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV) foi exposta ao governo estadual durante reunião na sede do instituto, realizada ontem.
Na ocasião, os sindicalistas ressaltaram as demandas pela criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) próprio para o IGEPREV e também a determinação de nomear apenas servidores de carreira para cargos da Diretoria Executiva do órgão.
Como saldo da reunião, ficou acordado um cronograma para debater as mudanças e reformar projetos de lei do Executivo, que já tramitam na Assembleia Legislativa. O presidente do IGEPREV, Francisco Barbosa, também participou do encontro.
Sindicatos
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (SISEPE), Cleiton Pinheiro, afirmou que o presidente do Conselho de Administração do IGEPREV e secretário estadual de Administração, Lúcio Mascarenhas, pareceu concordar com “boa parte das reivindicações, mesmo sem apresentar nenhuma comprovação de que serão atendidas”.
Outros problemas
Segundo o presidente do SISEPE, foram discutidos os outros problemas relativos à gestão do IGEPREV. “O governo ainda não deu provas do ressarcimento do dinheiro transferido do Fundo Previdenciário para o PLANSAÚDE. Além disso, nós não vamos aceitar que esse dinheiro venha do tesouro estadual”, disse.
Governo
Procurado, Mascarenhas afirmou que a pauta da reunião teve como foco principal a discussão do PCCS e outras mudanças na estrutura. “Foram agendadas reuniões para o mês de fevereiro, iniciando no próximo dia 12. O governo estadual tem total abertura para discutir PCCS para o IGEPREV assim como já fez e vem fazendo em outros órgãos.”
O secretário ainda destacou que a demanda da nomeação exclusiva de servidores concursados para a Diretoria Executiva do IGEPREV será estudada. “Entretanto, atender ou não depende de existir servidor capacitado nos quadros.”
Em relatórios, o Ministério da Previdência Social (MPS) também faz recomendações e críticas sobre a estrutura do IGEPREV, como a falta de equipe especializada para avaliar os riscos de investimentos.
Os sindicatos estão desde dezembro cobrando a realização dessa reunião, que foi prometida por Mascarenhas na audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, realizada no dia 10 de dezembro de 2013.
Reuniões
Durante o mês de fevereiro, o governo estadual e uma comissão dos sindicatos vão se encontrar nos dias 12, 19 e 26 para discutir a possibilidade de mudanças na estrutura do IGEPREV.




