O Programa Mais Médicos já abriu 20 novas vagas em 2015 no Tocantins e, destas, 80% foram preenchidas por profissionais brasileiros. Os médicos começam a trabalhar nesta semana em 12 municípios tocantinenses. De acordo com a diretora de Atenção Primária da Sesau, Marudney César Rodrigues, a quantidade de brasileiros que aderiram ao programa foi uma grata surpresa.
A diretora informou que, independente da nacionalidade, a Sesau promove capacitações para aproximar os profissionais da realidade local, como forma de melhorar o atendimento. Ela falou ainda dos benefícios gerados pelo aumento de médicos nas equipes de Saúde da Família.
A Saúde da Família engloba ações preventivas e não apenas tratamento de doenças. Marudney explica que essa atenção primária diminui o número de internações nos hospitais.
A terceira chamada acontecerá nos dias 17 e 18 de março. Mais de quatro mil brasileiros concorrem a quatro vagas no Tocantins. Caso ainda existam vagas em 10 de abril, será aberta nova chamada para brasileiros formados no exterior e, no dia 5 de maio, para médicos estrangeiros.




