A Fundação Hemopa enfrenta uma redução de 35% no estoque estratégico do banco de sangue, devido ao baixo número de doadores no período. De acordo com o hemocentro, os principais motivos são o movimento de saída da cidade e o período de partidas da Copa do Mundo. Para restaurar o estoque, o hemopa convoca doadores de sangue a comparecer à sede da Fundação, em Belém, ou às campanhas externas realizadas pela unidade móvel.
Para a gerente de captação de doadores, a assistente social Juciara Farias, a maior dificuldade enfrentada no período é a evasão de doadores e o aumento necessidade de transfusões na rede hospitalar, especialmente nas unidades de urgência e emergência. “A necessidade diária é muito grande. O índice de acidente com carros e motos cresce a cada dia. As pessoas precisam manter uma conduta mais prudente no trânsito”, ressaltou.
“Milhares de pessoas precisam de transfusão para sobreviver e cabe a todos nós colaborar com a manutenção desse estoque de sangue, caso contrário o produto vai faltar”, destacou a gerente. As duas primeiras ações externas de captação realizadas no mês de julho resultaram em 259 doações, e ocorreram na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e na Avenida Presidente Vargas.
O cronograma de campanha externa prossegue nos dias 10 e 11, com a unidade móvel de coleta de sangue novamente na Avenida Presidente Vargas, das 8h às 15h. Neste mesmo dia também haverá campanha no 2° BIS, na Avenida Almirante Barroso, das 8h às 12h. Nos 15, 16, 23 e 24, novamente a unidade móvel do hemocentro estará no pátio do Castanheira Shopping Center, das 10h às 19h. A ação tem como objetivo a coleta de 80 bolsas de sangue por dia. Todas as campanhas também realizam o cadastro de doadores de medula óssea.
Serviço:
O Hemopa funciona na Tv. Padre Eutíquio, 2109.
Horário de coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118, de 2ª a 6ª-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, até as 17h. (G1 PA. Foto: Ascom/Hemopa).




