A alta no nível do rio Tocantins preocupa as famílias em Marabá-PA. Na última sexta-feira, segundo a Defesa Civil, o nível registrado no rio foi de 8,62 metros. Algumas pessoas começam a deixar suas casas, especialmente as que moram perto das margens do rio, com medo das enchentes.
Apesar da alta do nível do rio, houve um recuo no final de semana. Choveu apenas no sábado no município, em algumas áreas isoladas, por isso a variação do nível do rio. Mas, para a Defesa Civil, a situação é preocupante.
O coordenador da Defesa Civil de Marabá, Márcio Costa, afirma que, apesar do rio ter dado uma trégua, o estado é de alerta. “Teremos uma reunião com o secretário de obras e de planejamento, vamos dar início a um plano de contingência. Iremos começar a construção dos abrigos hoje. Vamos usar os mesmos locais onde foram feitos os abrigos no ano passado, na Folha 16, próximo ao ginásio, e na entrada da Velha Marabá”.
Ainda de acordo com Costa, serão construídos 500 abrigos. “Se precisar de mais, vamos construir mais. Já temos áreas específicas pra isso e material já comprado. A população pode ficar tranquila, despreocupada, a Defesa Civil está monitorando o rio, estamos de alerta, não é preciso se preocupar que vão ter todo o apoio”, esclarece o coordenador.






