O município de Nazaré, localizado no Bico do Papagaio, é uma das cidades sorteadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) para fiscalização da aplicação de recursos federais dos últimos dois anos. Apenas municípios com até 100 mil habitantes participam do sorteio, que é feito nos mesmos moldes dos sorteios da Loteria Federal. A lista dos 60 municípios pode ser acessada no site da CGU.
O prefeito de Nazaré, Clayton Rodrigues (PTB), afirmou que ainda não havia sido informado da fiscalização e que o município possui poucos convênios com o governo federal. “Além dos repasses de saúde e educação, temos um convênio com o Ministério das Cidades, para asfalto, e os programas federais como Bolsa Família”, afirmou.
É a 40ª edição do sorteio, que existe desde 2003. Já foram fiscalizados mais de 2 mil municípios, o que corresponde a quase 40% do total, e recursos superiores a R$ 20 bilhões. Dependendo da disponibilidade de mão de obra e recursos da controladoria, podem ser feitos até três sorteios por ano, chegando a 180 municípios fiscalizados.
De acordo com o secretário executivo da CGU, Carlos Higino, o órgão tem focado especialmente os recursos federais destinados à àrea social, como saúde e educação. “A gente sabe que são os recursos que chegam mais próximo da população e são mais importantes para aquele grau de proteção mais básico”. (Jornal do Tocantins com informações da Agência Brasil)




