Entre os meses de agosto e setembro, gestores de todo o Estado deverão ser capacitados para elaboração e operacionalização dos instrumentos de gestão orçamentária e do Sistema Único de Saúde (SUS). Os municípios da região do Bico do Papagaio foram os primeiros a participar da Oficina Regional de Fortalecimento e Qualificação de Gestão da Saúde, que está sendo realizada em Palmas até esta quinta-feira,14.
De acordo com a instrutora da Oficina, enfermeira Maria Luiza Salazar, o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é promover a capacitação de secretários e técnicos, uma vez que cerca de 70% deles são novos gestores e ainda estão no processo de conhecimento dos mecanismos de gestão da Saúde. “O Estado está oferecendo a esses profissionais a oportunidade de aprender a elaboração e manuseio dos instrumentos obrigatórios de gestão do SUS”, pontua, ressaltando quais são os principais instrumentos de gestão do SUS: o Plano Municipal de Saúde, que precisa ter ligação direta com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além do Programa Anual de Saúde (PAS) que deve estar interligado à Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Relatório Anual de Gestão.
Para o diretor de administração e planejamento em saúde do município de Luzinópolis, Roberson Silva, essa oficina servirá de instrumento norteador para os gestores, pois capacita os profissionais a promover políticas públicas eficazes. “Acabo de entrar na gestão da saúde do município e vejo a necessidade de desenvolver um projeto coerente e que atenda as necessidades da população”, ressalta.




