Os municípios de Ananás, Araguatins, São Bento do Tocantins, Tocantinópolis e Xambioá, receberão recurso financeiro diretamente do Ministério da Saúde para estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), nas Unidades Básicas de Saúde.
O recurso destinado aos referidos municípios foi homologado por meio de portaria nº 2.392 do MS publicada no último dia 19 de outubro e será utilizado para a aquisição de equipamentos antropométricos, utilizados na avaliação de medidas corporais em diferentes fases da vida, os quais deverão ser utilizados pelos pólos municipais do Programa Academia da Saúde (PAS).
Conforme a portaria serão transferidos R$ 3 mil reais para cada Unidade Básica de Saúde que possua equipe de Atenção Básica com adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
VAN
A Vigilância Alimentar e Nutricional da população é instrumento fundamental dos esforços do SUS para prevenção e tratamento de excesso de peso e obesidade na Rede de Atenção à Saúde, em especial no âmbito da Atenção Básica.
O MS tem atuado juntamente com Estados e municípios para oferecer condições adequadas de diagnóstico e acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde para indivíduos com problemas relacionados à obesidade.
Recomenda-se que os equipamentos antropométricos a serem adquiridos sigam as especificações do Manual Orientador para Aquisição de equipamento Antropométricos adequados, disponível no site www.saude.gov.br/nutricao.




