Na quinta-feira, 13, a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS), promove uma orientação regionalizada on-line aos municípios biquenses, sobre o preenchimento do Demonstrativo Sintético como forma de prestar contas dos recursos federais. A orientação é direcionada aos gestores e técnicos da assistência social, e secretárias executivas dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS).
No encontro promovido pela Gerência dos Programas de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (GPGSUAS)/Vigilância Socioassistencial a equipe técnica da Setas irá orientar e tirar as dúvidas dos municípios, via Google Meet, sobre o preenchimento do Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira, referente ao exercício do ano de 2020.
A técnica da Vigilância Socioassistencial da Setas, Francisca Castanheira, falou sobre a importância do Demonstrativo e do cumprimento dos prazos. “O Demonstrativo Sintético é um instrumento eletrônico utilizado pelos gestores municipais para o registro de suas prestações de contas de todos os recursos federais que foram recebidos pelos municípios de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020. A gestão precisa estar atenta para informar os dados corretos no Sistema SuasWeb até 24 de janeiro, e os Conselhos Municipais de Assistência Social deverão se manifestar acerca do cumprimento das finalidades dos repasses até 23 de fevereiro, para que não haja nenhum risco do município ter recursos suspensos”, alertou.