A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizará nos dias 8 e 9 de novembro das 8h às 18h, no auditório do Palácio Araguaia, o Encontro Estadual de Saúde do Homem. O evento tem como tema “Saúde do Homem – câncer masculino e paternidade e cuidado’ e como público-alvo os gestores municipais de saúde, coordenadores de atenção primária, e profissionais de saúde da atenção primária (medicina, odontologia e enfermagem) do homem dos municípios que compõem a Macrorregião Norte, entre eles o Bico do Papagaio.
O objetivo do evento é despertar nos participantes a importância da implementação da Política Nacional de Atenção Integral de Saúde do Homem (PNAISH), enfatizando os cuidados nas áreas dos cânceres, paternidade e cuidado, e demais cuidados relacionados ao cuidado integral à saúde do homem.
Durante a programação serão ministrados temas essenciais relativos à saúde do homem, como osteoporose masculina, tabagismo e suas consequências na saúde do homem, câncer de próstata, câncer bucal, saúde sexual masculina dentre outros.
“A expectativa para o evento é que os participantes tenham maior interesse nas ações voltadas à saúde coletiva do Homem tocantinense, inserindo-os no contexto da saúde da família, com ampliação do acesso aos serviços e adequação dos espaços para melhor atender a população masculina na rotina das Unidades Básicas de Saúde”, explicou o gestor em saúde e técnico na Área de Saúde do Homem, da SES-TO, Tárley Abdala.
Ainda segundo o técnico, “a gama de conhecimentos repassados durante o evento embasará uma nova proposta de enfrentamento dos problemas de saúde masculinos assim como a de se levar o conhecimento sobre sua própria saúde e a manutenção da mesma pelos usuários do SUS”, pontuou.




