Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mulher enterra filha no quintal após aborto em Canaã dos Carajás

Noticias Relacionadas

O caso aconteceu no dia 9 de novembro, na Vila Mozartinópolis, mais conhecida como Racha Placa, na Zona Rural de Canaã dos Carajás, mas só chegou ao conhecimento das autoridades há quase duas semanas, graças a uma denúncia anônima feita por um morador que afirmou ter visto a acusada enterrar algo suspeito em um terreno vizinho.

Ao denunciar o fato, a testemunha disse que todos no local suspeitavam da gravidez de Edilene Vieira Coutinho, de 21 anos, uma vez que a dona de casa começou a ganhar peso, além de sofrer mudanças repentinas de hábitos, no entanto ela sempre negava quando questionada.

Ao serem informados, policiais militares e uma equipe de conselheiros tutelares estiverem no local no dia 18 de novembro. Após realizar buscas pelas redondezas nada foi encontrado e ao questionarem Edilene foram informados por ela e pelo marido, Joel Alves da Silva, que tudo não passava de um mal entendido e que a mulher nunca esteve grávida.

Dias depois, o vizinho voltou a denunciar o caso e, desta vez, disse ter visto galinhas ciscando em volta do local onde o corpo da criança havia sido enterrado. Ao retornar à casa do casal, na tarde deste sábado, 23, os policiais realizaram um busca minuciosa por toda a área próxima à residência dos denunciados e um saco de lixo foi encontrado enterrado em um buraco. Dentro dele foi encontrado o corpo de uma criança do sexo feminino, que ainda estava envolta na placenta.

Assim que descoberto o crime, Joel disse ter sido pego de surpresa e garantiu que não sabia da gravidez da dona de casa. A criança, que aparentava ter nascido de forma prematura, entre os sete e oito meses de gestação, apresentava diversos hematomas, sendo que o mais grave estava na cabeça, um afundamento.

Depoimento

Em depoimento prestado à polícia, Edilene informou que já é mãe de um menino de cinco anos e relatou que no dia 8 (sexta) sentiu um dor forte na barriga, mas achou se tratar de cólica menstrual. No dia seguinte, ainda conforme ela, a dor continuou e só aumentava. O marido, que é motorista de ônibus, havia saído para o trabalho. Por volta das 15 horas a dona de casa diz ter ido ao banheiro e notado algo estranho em sua barriga. Para a polícia, ela informou não saber que se tratava de um aborto.

Edilene contou, ainda, que imediatamente colocou a criança em um saco plástico e escondeu dentro da máquina de lavar. Em seguida, esperou o marido sair para jogar bola e enterrou o feto no quintal. Ainda durante o depoimento a dona de casa disse ter mentido em sua primeira versão por medo do que poderia lhe acontecer. A mulher foi liberada após ser ouvida.

O feto foi encaminhado para perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá. Na necropsia não foi possível identificar a causa da morte e o órgão enviou material de tecidos coletado da criança para ser analisado em Belém. O laudo que deve apontar a idade do feto, bem como apontar se houve aborto ou infanticídio, ficará pronto em até 30 dias.

Testemunhas ainda estão sendo ouvidas pela polícia para apurar os fatos e há suspeitas de que a gravidez de Edilene tenha sido fruto de uma relação extraconjugal. O inquérito que apura o crime está sendo presidido pelo delegado José Euclides Aquino, que informou já ter encaminhado o caso à Justiça e aguarda decisão para decretar ou não a prisão dos envolvidos.

“Ainda estamos investigando o caso. A mãe e o pai já foram ouvidos e estamos convocando testemunhas para depor para que possamos pedir a prisão preventiva do casal. Se for comprovado que a perda não foi natural o casal pode ser preso e responder pelos crimes de infanticídio ou aborto”, disse a autoridade policial.

Com medo de sofrer represálias por parte dos moradores da vila onde mora, Edilene está na casa de familiares no Núcleo Urbano de Canaã. (Sílvia Lopes )

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias