Uma mulher, identificada como Francineide Lavras, de 31 anos, foi presa na tarde dessa quarta-feira (8), ao tentar entrar no presídio São Luís II com serras, celulares e drogas. O material foi encontrado durante revista a familiares de presos dentro de uma caixa de remédio. Segundo a polícia, a suspeita disse que a pessoa, seu marido, assaltante de banco no interior, estava doente e precisava do medicamento. Na hora, a segurança vistoriou a caixa e encontrou quatro serras, dois celulares e 500 gramas de maconha.
A mulher foi encaminhada à delegacia de 12º Distrito Policial, na área do Maracanã, onde foi autuada pelo delegado Neuton Martins Correia. Ela responderá por tráfico de drogas e tentativa de facilitação de fuga. A direção do Presídio São Luís II não informou o nome do detento que seria visitado. Apesar da prisão da mulher, a visita aos presos não foi interrompida.
Francineide Lavras, após a autuação em fragrante na no 12º DP, foi levada para a Delegacia Feminina, também na área de Pedrinhas, onde aguardará decisão da Justiça.
Força Nacional
Atendendo a pedido do Governo do Maranhão, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, renovou a autorização do emprego do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública por mais 60 dias, a contar de 25 de dezembro de 2013. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de ontem.
A Força Nacional estará presente em unidades penitenciárias da Região Metropolitana de São Luís até o dia 23 de fevereiro deste ano.
Equipes estão na capital maranhense desde 24 de outubro. A tropa federal atua diretamente nas instalações do sistema penitenciário estadual. O objetivo é evitar ao máximo os confrontos entre integrantes de facções criminosas. A tarefa é fazer a intervenção necessária e dar apoio à direção dos presídios na manutenção da rotina do sistema prisional por conta de recentes rebeliões.




