O Ministério da Saúde (MS) determinou que o município de Caxias, MA aumente o número de postos de vacinação contra a raiva na cidade.
A cidade tem 27.700 cães mais 15 mil gatos, totalizando pouco mais de 42 mil animais que todo ano precisam ser vacinados contra a raiva. Em 2012, foi registrado um caso da doença no município e o cão foi sacrificado.
Na semana passada, houve uma reunião entre órgãos que trabalham no combate à raiva nos municípios do Maranhão e o Ministério da Saúde. O governo federal quer fazer duas campanhas emergenciais de vacinação: uma em abril e outra em setembro.
Como Caxias atingiu 92,99% no ano passado, a cidade não está obrigada a participar da campanha agora em abril, mas o Ministério da Saúde recomendou a ampliação dos postos fixos de vacinação para sete. Atualmente, só há um posto de vacinação em Caxias, que fica no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O diretor do Centro de Controle de Zoonozes de Caxias, Cícero Rodrigues, explicou que as campanhas emergenciais implantadas pelo Ministério da Saúde são por causa dos casos de raiva que tem surgido. (G1)




