Parte dos motoristas que trafegam na região sul do Maranhão estão ignorando as leis de trânsito. Em Balsas, a 810 km de São Luís, os condutores de veículos têm desrespeitado, principalmente, a proibição das ultrapassagens em faixas contínuas, mesmo estando cientes que o valor da multa aumentou, aproximadamente, 10 vezes mais.
No entanto, há motoristas que preferem não se arriscar. Como é caso do caminhoneiro Gilson Rocha, que com 39 anos de estrada afirma que já viu muitas irregularidades, mas que nem por isso deixa de cumprir as normas do Código Nacional de Trânsito. Ele diz que a fiscalização ainda é muito pouca nas rodovias. “Aqui a fiscalização na nossa região ainda é pouca”.
Mesmo com a pouca fiscalização quem for flagrado cometendo esse tipo de infração vai pagar caro pelo desrespeito no trânsito. O valor da multa para quem for flagrado realizando ultrapassagens, consideradas arriscadas, aumentou desde o mês de novembro do ano passado. Agora, o condutor infrator pode chegar a pagar uma multa de quase R$ 2.000,00. Além disso, o motorista perde o direito de dirigir.
Para o caminhoneiro Carlos Amorim o problema está na pressa dos condutores, principalmente, de carros de passeio. “O carro pequeno não tem noção de uma ultrapassagem. Ele não percebe que o caminhão é comprido e isto acaba se tornando perigoso”, afirma.




