Moradores de alguns bairros no município de Marabá, no sudeste do Pará, reclamam da falta de água encanada, o quem levado a comunidade a perfurar poços artesianos para conseguir realizar os trabalhos domésticos diários. Segundo a gerência da Companhia de Abastecimento do Pará (Cosanpa), em Marabá, nos últimos dois anos foram investidos mais de R$ 160 milhões em serviços de ampliação no sistema de distribuição de água nesses bairros e que até metade de 2015, serão realizadas mais de 8 mil ligações no município.
Os bairros das Laranjeiras, Liberdade e Bom Planalto são atendidos pelo sistema de distribuição da Cosanpa, mas nem todos os moradores têm acesso à água. A caixa d’água que abastece os bairros foi construída há três anos e os serviços ainda não chegaram a todas as residências.
A menos de 200 metros da caixa, muitos moradores recorrem à água de poço para fazer os serviços diários, como lavar louça, roupa e cozinhar.
O motorista Adriano Lima conta que a água que utiliza vem de um poço que ele cavou na frente de sua casa. Segundo ele, a água tem cheiro ruim e não é utilizada para consumo. “A minha casa é tão perto da caixa d’água, mas parece tão longe, já que a água não chega aqui”, diz.




