Os moradores de Marabá, no sudeste do estado, reclamam do atraso na coleta de lixo realizada pela prefeitura no município. Segundo a população, há duas semanas o carro não recolhe material descartado das residências e o mau cheiro na ruas ruas está insuportável.
Antônia Rocha vende café da manhã e também está insatisfeita. “Eu tinha muito cliente, mas por causa dessa carniça, não está aparecendo mais, enquanto não tirar o lixo, eu não posso vender”.
De acordo com os moradores, as lixeiras nas ruas estão acumulando sujeita e isso preocupa a população. “A sujeira não traz coisa boa para a gente, é nojeira para a nossa casa e para as nossas crianças”, diz a dona de casa Maria Joana.
O carro da prefeitura recolheu o lixo em alguns pontos da cidade, mas em outros, o lixo continua acumulando. “Quem vai pagar meu prejuízo? Ninguém, né?”, questiona a cabelereira França Marques, alegando que perde clientes por conta da sujeita em frente ao seu salão.
O secretário municipal de urbanismo de Marabá, Cláudio Feitosa, reconheceu que está havendo atraso na coleta de lixo. Segundo ele, o atraso ocorreu por causa da interdição da estrada que dá acesso ao aterro sanitário, que passa por obras de recuperação devido às fortes chuvas em Marabá. Feitosa garantiu ainda que o lixo da população será recolhido, mesmo com um pouco de demora.




