Moradores da zona rural de Balsas, a 810 km de São Luís, protestam contra a construção de represas que estariam impedindo o curso do riacho Bacaba, que abastece mais de 80 pequenas propriedades rurais. O grupo fez uma manifestação em frente à Prefeitura.
Os moradores do povoado Bacaba levaram faixas e cartazes para porta da prefeitura para chamar a atenção das autoridades e cobrar uma solução para a falta de água no povoado que segundo o lavrador Cleomar de Oliveira Carneiro vem sendo provocada pela construção de barragens nas cabeceiras do riacho. “Nunca faltou água e agora ultimamente anda faltando. Tem umas barragens para cima do riacho e está faltando. Nós estamos aqui reclamando, pedindo socorro, pedindo ajuda. Estamos em frente à prefeitura para pedir um apelo para o prefeito, que é a autoridade máxima da cidade. Nós temos um prazo da Promotoria para o dia nove e queremos uma ajuda”.
Há cerca de três meses o riacho começou a secar e agora estão praticamente sem água. O também lavrador Gilvan Vieira de Sousa revela que é preciso levar água da cidade para beber e que os animais estão morrendo. “Nós estamos aqui para pedir para a autoridade consiga a liberação dessa água para a gente porque lá a gente vê até os meus bezerros chegaram a morrer porque entra na lama e fica atolado. É triste. Eu nunca vi essa situação que está lá hoje”.
Os ribeirinhos dizem que vão continuar com as manifestações até que seja tomada uma providência.




