Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Monitoramento hidrometeorológico terá ampliação no TO

Noticias Relacionadas

O sistema de monitoramento hidrometeorológico do Estado deve ser ampliado e deve dobrar sua capacidade com a instalação de uma Sala de Situação. Os detalhes foram acertados com a visita do diretor geral de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), Aldo Azevedo, à Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Água (ANA), em Brasília.

O investimento é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Agência Nacional, que vai fornecer equipamentos e capacitações aos operadores do sistema, com recursos na ordem de R$ 600mil. Em contrapartida o Governo irá disponibilizar a infraestrutura para o funcionamento da sala de situação e manter a mão-de-obra para o desenvolvimento das rotinas técnicas, que realizarão leituras em tempo real.

O secretário do Meio Ambiente, Alan Barbiero, falou do objetivo da reunião e da inovação do sistema de monitoramento. “O foco desse encontro foi a definição dos pontos que irão compor a rede hidrometeorológica do Estado. Serão 15 novas estações que se somarão as 16 já existentes, ampliando a capacidade de acompanhamento das previsões de eventos hidrológicos, como ocorrências de enchentes ou reduções extremas da humidade, com uma leitura em tempo real”, adiantou Alan.

O diretor geral de Recursos Hídricos da Semades, Aldo Azevedo, afirmou que partir da instalação desse sistema o Governo do Estado terá maior abrangência no monitoramento hidrológico e capacidade de alerta às equipes da Defesa Civil mais próxima do local afetado. “A ampliação desse monitoramento será um importante instrumento de alerta e prevenção da população tanto nos períodos de intensas chuvas, como naqueles propensos a focos de queimadas”, avaliou Azevedo.

A ANA irá fornecer um total de 15 estações e destas, 5 unidades serão instaladas com seu próprio corpo técnico, que na ocasião irá capacitar a equipe do Estado. Em seguida, serão disponibilizados os 10 equipamentos restantes, para que o pessoal já capacitado conclua as demais instalações.

Sala de Situação

A sala de situação será o espaço em que serão hospedados os equipamentos de monitoração e armazenamento dos dados de toda a geografia da hidrometeorologia do Tocantins, em tempo real. Para isso foram eleitos pontos críticos em variados leitos de rios do Estado, onde serão instaladas as estações de leitura.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias