Familiares, amigos e autoridades estaduais participaram nesta terça-feira (19) da missa pelo 30° dia de falecimento do ex-governador do Pará, Almir Gabriel. Celebrada pelo frei Alexandre Dowey, na Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, a missa contou com a presença da viúva de Almir Gabriel, Socorro Gabriel, dos filhos e netos.
O Governo do Estado foi representado pelo secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, que ocupou o mesmo cargo nos oito anos de governo de Almir Gabriel. Dois ex-secretários de Estado da mesma época também estiveram presentes: Paulo Sette Câmara, que foi titular de Segurança Pública e Defesa Social, e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo Elcídio.
O ex-governador faleceu em 19 de fevereiro, vítima de enfisema pulmonar, o que causou insuficiência cardíaca e a consequente falência múltipla dos órgãos. Almir Gabriel governou o Pará de 1995 a 2002, e deixou um legado de obras importantes para o desenvolvimento do Pará, como o Linhão Tramoeste, que levou energia elétrica de Tucuruí até Itaituba, no oeste do Estado; a Macrodrenagem da Bacia do Una, urbanizando vários bairros da capital; o novo Aeroporto Internacional de Belém; a duplicação da Avenida Júlio Cezar; a revitalização da orla do Maçarico, no município de Salinópolis; reforma e construção de 900 escolas; conclusão do Hospital de Clínicas; interiorização da Universidade do Estado do Pará (Uepa); revitalização do patrimônio histórico, com a Casa das 11 Janelas, o Espaço São José Liberto, a Igreja de Santo Alexandre e o novo Forte do Presépio. (Pablo Almeida)




