A segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humanas (HPV) já está disponível para meninas de 11 a 13 anos. O periodo de vacinação iniciou nesta quarta-feira (10) nas escolas públicas e privadas de Palmas. O objetivo é evitar o câncer do colo do útero. A primeira dose foi aplicada em março deste ano e a terceira deve ser disponibilizada daqui a cinco anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização será realizada nas escolas porque o público adolescente não tem o hábito de procurar os postos de vacinação. Mas, as doses também serão disponibilizadas nas Unidades de Saúde.
A segunda dose é destinada às meninas que receberam a primeira vacinação. Mas, segundo a secretaria, àquelas que não foram imunizadas em março, receberão a primeira dose neste período. Será encaminhado pelas escolas um Termo de Consentimento para a vacinação das meninas, solicitando a autorização dos pais para a imunização no ambiente escolar.
Dados de Palmas
Palmas tem 6.678 adolescentes do sexo feminino entre 11 a 13 anos. Desde o início da vacinação em março, já foram vacinadas com a primeira dose cerca de 6.400 adolescentes. O município disse que conseguiu atingir de 95% do público alvo e que o mínimo estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 80%.
O esquema vacinal é de três doses:
• 1ª dose: A dose inicial é ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade (até 13 anos, 11 meses e 29 dias);
• 2ª dose: É administrada seis meses após a 1º dose;
• 3ª dose: É administrada cinco anos após a 1ª dose. (G1 TO)




