Três cursos de Administração de duas faculdades do Tocantins terão os vestibulares suspensos. A decisão do Ministério da Educação (MEC) foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6). Na lista constam instituições cujos cursos não tiveram conceitos satisfatórios no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2009 e repetiram o resultado em 2012.
Conforme o CPC, o curso de Administração do Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo, em Palmas, ficou com o conceito 2, tanto em 2009, quanto em 2012. A mesma média tiveram os dois cursos de Administração da Faculdade São Marcos, de Porto Nacional. O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.
O CPC é composto por diversos indicadores, dentre eles, 55% correspondem às notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 15% à infraestrutura e instalações e 30% os recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Em 2012, foram avaliadas 1.762 instituições de ensino superior e 8.184 cursos. Os cursos com resultados insatisfatórios são: administração (103), seguido por ciências contábeis (51), direito (38), comunicação social (16) e os demais (62).
A diretora-presidente da Faculdade São Marcos, Zenaide Ribeiro de Souza, diz que não tem conhecimento da suspensão do vestibular para o curso e que a instituição não foi notificada pelo MEC. Ela afirma ainda que, inclusive, as inscrições para o vestibular estão abertas. A diretora assume que o curso manteve a média e garante que a faculdade oferece um ensino de qualidade com professores capacitados e renomados.
O G1 entrou em contato com o Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo, mas não conseguiu falar com o diretor da instituição. A informação é de que ele estava em reunião.




