Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, janeiro 15, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matriculas da rede estadual de ensino começam nesta segunda-feira no PA

Noticias Relacionadas

Equipe da Secretaria de Estado de Educação do Pará
Equipe da Secretaria de Estado de Educação do Pará

O Processo de Matrícula 2015 da Rede Estadual de Ensino do Pará começa nesta segunda-feira, 5. A Pré-Matrícula, primeira fase do Processo, poderá ser realizada através dos serviços que serão disponibilizados no período de 5 de janeiro a 8 de fevereiro no site da Seduc: www.seduc.pa.gov.br ou através da Central de Atendimento, pelo 08002800078, de segunda a sexta, de 8 às 18 horas.

Pelo cronograma da Secretaria, no período de 5 de janeiro a 8 de fevereiro será disponibilizada a pré-matrícula de novos alunos portadores de deficiência e demais novos alunos. De 9 a 13 de fevereiro ocorrerá a confirmação de matrícula desses novos alunos. A confirmação de matrícula de novos alunos portadores de deficiência será procedida nos dias 9 e 10 de fevereiro.

No dia 11 será a confirmação de matrícula dos demais novos alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental 09 anos; 8ª série do Ensino Fundamental e da 1ª à 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA Fundamental). No dia 12 será a confirmação de matrícula dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e 1ª etapa da EJA Médio. Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e 2ª etapa da EJA Médio terão suas matrículas confirmadas no dia 13 de fevereiro.

Como explica a professora Suely Domont, a confirmação de matrícula será realizada na escola escolhida pelo usuário no ato da pré-matrícula. “Quando o usuário realiza a pré-matrícula, através dos serviços disponibilizados, ao final, ele imprime ou anota o número de pré-inscrição da pré-matrícula, o dia, o horário e a documentação que ele deve apresentar no ato da confirmação de matrícula na escola escolhida”, observou a professora Suely.

Serviços

De 23 a 27 de fevereiro será efetuada a matrícula de novos alunos sem a pré-matrícula (na própria escola). Em 23 e 24 de fevereiro serão matriculados alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental 09 anos e da 8ª série do Ensino Fundamental. No dia 25 de fevereiro será feita a matrícula dos alunos da 1ª à 4ª etapa da EJA Fundamental. Nos dias 26 e 27 de fevereiro está agendada a matrícula da 1ª à 3ª série do Ensino Médio Regular e da 1ª e 2ª etapas da EJA Médio. A rematrícula dos alunos da rede e o processo de remanejamento e transferência dos alunos da rede serão realizados a partir do resultado final dos alunos, do ano letivo de 2014.

“Este prazo de 23 a 27 de fevereiro é mais um período que a Seduc PA disponibiliza para atender àqueles que não realizaram a pré-matrícula. Vale ressaltar, no entanto, que este período não é mais pré-matrícula, e sim matrícula efetiva, nas próprias escolas. O importante é que antes os pais acessem o site da Seduc PA ou liguem para o 08002800078 para saber em quais escolas ainda temos vagas disponíveis, a fim de que se dirijam a essas escolas portando toda a documentação necessária e efetivem a matrícula”.

Documentos

São documentos necessários para a pré-matrícula: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e, principalmente endereço completo e Código de Endereçamento Postal (CEP). “Todos esses dados serão solicitados pelo atendente da central e, se pelo site, também basta seguir todos os passos disponíveis para a realização da pré-matrícula”, afirmou a professora Suely.

Para a confirmação da matrícula, na escola escolhida, a documentação necessária é: Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); Histórico Escolar ou Ressalva (original); Comprovante de Residência (cópia); duas fotos 3×4 (idênticas e recentes); Certificado (original e cópia) ou Atestado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o Ensino Médio; Comprovante de Trabalho para o aluno do noturno.

No caso dos alunos com deficiência, na confirmação de matrícula, deverá ser apresentado um documento comprobatório da deficiência do educando ou outro documento de acompanhamento dessa deficiência. Caso o aluno não apresente o documento, isto não deve ser óbice para a efetivação da matrícula.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias