Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 9, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Vistoriados Centros de Referência da Região Tocantina

Noticias Relacionadas

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), Sérgio Tamer, visitou a Região Tocantina, nos dias 13 e 14, para vistoriar as ações da Sedihc nos municípios de Imperatriz e Açailândia. A visita teve como principal foco a reunião com as equipes dos Centros de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e com parceiros do Projeto.

O CRDH de Açailândia, inaugurado em março, atua com ênfase no combate ao trabalho escravo e infantil. Em Imperatriz, o CRDH opera de forma experimental. “Essa visita foi importante para cumprir determinações do Governo do Estado, como a instalação de unidades do Procon e da Defensoria Pública do Estado na estrutura dos Centros”, explicou Tamer.

Durante a vistoria em Açailândia, o secretário se reuniu com o representante do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos do município, Milton Teixeira, com o objetivo de discutir parcerias para o enfrentamento da violação dos direitos humanos. “Nessa reunião, foram apresentados dados da região sobre o combate ao trabalho escravo, a tortura policial e a situação carcerária regional, para que possamos trabalhar na produção de material informativo e preventivo para a comunidade” destacou o secretário.

Tamer ressaltou, também, a qualidade da equipe formada no município de Açailândia, bem como a estrutura física do CRDH. “Essa equipe é muito dedicada ao trabalho, e, embora seja multidisciplinar, pois é formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados, é coesa”, enfatizou. “Esta semana estaremos finalizando toda a parte estrutural do Centro, com a instalação de linhas telefônicas, internet e fax, para que ele possa ficar apto a receber a unidade do Procon e da Defensoria”, completou o secretário.

O Centro de Referência em Direitos Humanos de Açailândia está em pleno funcionamento, desde março, através do acompanhamento e monitoramento dos problemas da região e da realização do atendimento e orientação das vítimas de violação. Além disso, o Centro distribui materiais educativos, recebe e encaminha denúncias e realiza um cadastro para levantamento do perfil sócio-econômico e profissional das pessoas atendidas.

Em Imperatriz, Sérgio Tamer foi coordenar as atividades para que o Centro de Referência em Direitos Humanos do município possa ser inaugurado em breve. Ele realizou uma reunião com equipe de trabalho para traçar as diretrizes das parcerias que serão fechadas para o fortalecimento dos direitos humanos na região. Alguns parceiros como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar Área 1, Delegacia da Mulher, 3º BPM de Imperatriz, Delegacia Regional, Secretaria de Estado da Mulher entre outros, já estão definindo ações conjuntas com a Sedihc.

Um levantamento realizado na região constatou que a violência sexual é o maior problema enfrentado pela população de Imperatriz. Somente nos cinco primeiros meses de 2010, o número de casos já superou todo o total de 2009. Com essa preocupação, o secretário afirmou que este será o foco do trabalho do CRDH no município. “A ênfase em Imperatriz será para a violência sexual contra crianças, mulheres e idosos, onde a incidência é maior”, disse Tamer.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias