O vice-governador, Washington Luiz Oliveira, prestigiou a solenidade de certificação de vendedores ambulantes da praia e universitários multiplicadores, que participaram do curso de formação inicial, promovido pelo projeto “Escritório na Praia”, do Instituto Maranhense de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IMARH). O projeto tem o apoio do Governo do estado, por meio da Vice-Governadoria.
O evento, que aconteceu, na segunda-feira (14), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, contou também com a presença do presidente do IMARH, José Amaro Nogueira; do ambientalista Moisés Matias e da atriz Leide Lourentina da Silva, uma das protagonistas do filme “Lixo Extraordinário”, de Vick Muniz.
Para Washington Luiz o projeto, que capacitou 42 vendedores ambulantes da praia, é uma importante iniciativa que deve ser multiplicada para outros lugares. “Este é um importante projeto, porque trabalhou educação ambiental em um dos locais mais visitados da cidade, que é a litorânea, e precisamos preservá-la. Quero reafirmar meu apoio a esse grupo e desejar que façam bom proveito de tudo que aprenderam, sendo multiplicadores, pois o Maranhão está em fase de desenvolvimento e precisamos de iniciativas como estas que tragam benefícios para todos”, destacou.
O presidente do IMARH, José Amaro, disse que com o curso, os vendedores ambulantes estão mais conscientes para preservação do meio ambiente. “Eles estão mais motivados a trabalhar com reciclagem do lixo e coleta seletiva”, comentou. Ele acrescentou que o projeto deverá desenvolver outras ações como curso de idiomas e mobilização junto aos donos de bares e restaurantes para a coleta e separação adequada do lixo.
A coordenadora do projeto Escritório na Praia, Zeli Rocha, ressaltou a parceria do Governo do Estado, por intermédio da vice-governadoria, para o desenvolvimento das ações do projeto. “Desde quando iniciamos essa parceria em agosto deste ano, o vice-governador sempre está a disposição para nos ajudar e vem acompanhando de perto nossas ações”, frisou.
Cláudio Luiz de Almeida, um dos cursistas, falou que o projeto ajudou os vendedores ambulantes a conhecerem sobre empreendedorismo e conservação do meio ambiente. “Hoje estamos até pensando em comprar sacos de lixo e distribuir para os clientes para que mantenham as praias limpas”, disse.
Após a certificação dos vendedores ambulantes da praia e universitários, a atriz Leide Lourentina da Silva, do filme “Lixo Extraordinário”, de Vick Muniz, proferiu palestra sobre sua experiência com a reciclagem do lixo e a cooperativa que fundou, depois de passar 35 anos trabalhando em um lixão no Rio de Janeiro. Após a palestra, foi exibido o filme aos participantes.




