Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Vacinação contra a Gripe H1N1 continua em todo Estado

Noticias Relacionadas

A Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, que encerraria nesta quarta-feira, 2, continua em todo o Maranhão.  A campanha, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é voltada para os grupos prioritários, como: crianças de 2 a menores de 5 anos, adultos de 20 a 39 anos de idade e gestantes. 

Embora a meta de vacinar pelo menos 80% do público alvo tenha sido atingida em quase todos os grupos, a cobertura é baixa na faixa etária de 30 a 39 anos, com um total de 50% de doses aplicadas de um público estimado em 164.908 pessoas em todo o Maranhão. A cobertura mínima é de 80% em todos os grupos.

O Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Henrique Jorge dos Santos, informou que o Ministério da Saúde deu a oportunidade para os estados continuarem a vacinação para os grupos que não atingiram a meta, até que terminem as doses.

“A SES está buscando a melhor estratégia de imunizar todos os jovens de 30 a 39 anos, grupo que não atingiu a meta de 80%. Em São Luís, além dos shoppings, terminais de integração, a vacina deve ser oferecida nos diversos arraiais da cidade”, informou o superintendente.

A campanha de imunização contra a Gripe H1N1 é a maior já realizada no Maranhão. Mais de 3 milhões e 300 mil doses já foram aplicadas. A meta já foi alcançada entre os profissionais de saúde (105,92%), com mais de 87 mil pessoas imunizadas, entre os indígenas (95, 75%), crianças de seis meses a menores de 2 anos de idade (100%) e portadores de doenças crônicas (100%). Nas gestantes, a cobertura é de 85%, com mais de 112 mil mulheres vacinadas.

A Chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis, da SES, Mildes Mendes Pereira, informou que, nesta campanha, estão envolvidos cerca de 6 mil pessoas em todos os 217 municípios maranhenses.

Internações

Em 2010, foram registradas 156 internações, das quais 28 foram confirmadas como Influenza H1N1 no Maranhão. Dos casos confirmados, 9 foram a óbito, sendo 5 casos de gestantes. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de todas as grávidas em qualquer período de gestação procurarem os postos de vacinação.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias