A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizou os testes operacionais no Sistema de Abastecimento de Água do município de Presidente Sarney, pertencente à Unidade de Negócios de Pinheiro, para verificar o funcionamento dos seus equipamentos e adaptá-los às suas devidas funções. Os serviços de construção desse sistema estavam paralisados há aproximadamente três anos e foram reiniciados no final de 2009.
As obras de Presidente Sarney fazem parte do Projeto Alvorada, administrado e dirigido no Maranhão pela Secretaria de Estado da Saúde, com recursos do Governo Federal. Esse Projeto é voltado para melhorias e implementação dos serviços de Saneamento Básico, Agricultura Familiar, dentre outros, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das regiões do país, especialmente aquelas onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda é muito baixo.
A população daquele município já está sendo beneficiada com a iniciativa, afirmou o superintendente Regional da Caema, Felipe Fernandes.
Nesse empreendimento foram construídos: um Sistema de Captação de Água Bruta, uma Estação de Tratamento de Água, um Reservatório Principal, dois Reservatórios Secundários e uma Estação Elevatória de Água Tratada com quatro conjuntos de motores-bombas, beneficiando os povoados Três Furos, Alto Verde e Pimentinha, com cerca de 400 domicílios, o que equivale a uma população de 17.500 pessoas, sendo 10 mil na sede e 7.500 no interior.
A fonte de água bruta utilizada é o Rio Turiaçú, no Povoado Três Furos, a 9 km da sede do município. A captação é do tipo flutuante, que recalca água bruta para a Estação de Tratamento de Água, através de uma adutora de 440 metros. A Estação de Tratamento de Água é do tipo convencional com capacidade para 100 metros cúbicos por hora. Os reservatórios possuem capacidade para 100 e 150 metros cúbicos. A adutora de água tratada que abastece a sede do município possui 8.365 metros de extensão entre a Estação Elevatória de Água Tratada e o reservatório elevado.
Segundo o engenheiro e coordenador de Saneamento do empreendimento, na Secretaria de Estado da Saúde, Francisco Vidal, o sistema está funcionando dentro dos padrões exigidos pela Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde.




