A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Sindicato das Empresas de Turismo no Maranhão (Sindetur/MA) lançam o Cartão BNDES de Turismo, nesta quarta-feira (9), às 9h, no auditório da sede da Secretaria (Rua Portugal, 165, na Praia Grande).
O cartão do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) será apresentado aos representantes do trade turístico local pelo secretário adjunto, Carlos Martins, e pelo presidente do Sindetur/MA, Paulo Montanha.
É destinado aos setores de restaurantes comerciais e coletivos, hotéis e meios de hospedagem, agencias e operadoras de turismo, parques temáticos, organizadores de eventos e empresas de turismo em geral.
Entre os benefícios que serão ofertados às empresas, está a utilização do cartão BNDES para serviços de qualificação profissional para as empresas de turismo.
“Com o cartão, as empresas do setor deixarão de usar seu capital em capacitação profissional, investindo de forma mais flexível, na qualificação de seus funcionários”, afirmou Paulo Montanha.
O cartão BNDES de Turismo é um mecanismo para criar melhores condições de atendimento e trabalho. “Ao participarem das qualificações utilizando o financiamento com o cartão BNDES de Turismo, as empresas estarão qualificadas, o que contribuem para o desenvolvimento turístico do Maranhão”, explicou Carlos Martins.
Cartão BNDES
O Cartão BNDES garante acesso a contrapartidas financeiras de programas de qualificação profissional executados pelo Ministério de Turismo e pelo Sebrae, voltados para a promoção da competitividade empresarial e para a qualificação profissional nas áreas de hospitalidade e lazer.
Nos casos de reforma, modernização e ampliação, os prazos de pagamento poderão ser ampliados de oito para dez anos, caso o investidor apresente certificação de eficiência energética, emitida por entidade qualificada.
Para os projetos de construção de novos hotéis, o prazo de pagamento poderá chegar a 15 anos se o empreendimento obtiver certificação de eficiência energética e até 18 anos se a certificação for de construção sustentável, reconhecida por entidade de credenciamento acreditada dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.




