Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: SES trabalha para consolidar cobertura vacinal nos municípios

Noticias Relacionadas

Alcançar melhores coberturas vacinais nos 217 municípios maranhenses é uma das prioridades do Governo do Estado para este ano. O novo sistema de informação com os dados de vacinação no Maranhão foi mostrado, nesta segunda-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), pela chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis, Maria Helena Carreiro, durante reunião do Conselho Estadual de Saúde.

“Precisamos contar com a parceria de todos os órgãos para que possamos implantar o Sistema de Informação SI-PNI e garantir coberturas vacinais reais”, explicou Helena Carreiro.

O programa permite que o usuário seja cadastrado por nome e procedência e que seja identificado em todo o Brasil. “Desta forma poderemos acompanhar quantas e quais as doses que o individuo recebeu”, disse ela. Os requisitos para implantação são envolvimento dos gestores, estrutura física (sala de vacina, computador, impressora, internet) e recursos humanos treinados.

A avaliação das ações de imunização no estado em 2010 mostra que das 16.177.503 doses recebidas no Maranhão foram distribuídas 11.242.005 e administradas 8.213.187,do total recebido e o estocado. O estado recebeu 12.082.440 seringas e distribuiu 7.279.590. “Estamos trabalhando para que os municípios conseguem alcançar cobertura adequada, uma vez que o Estado disponibiliza toda a estrutura necessária”, afirmou Helena Carreiro.

As doses não distribuídas estão armazenadas na rede de frios estadual – que dispõe de uma câmara positiva, oito freezers horizontais, duas geladeiras domésticas, 23 geladeiras comerciais, três caminhões frigoríficos – e redes de frios nas 18 regionais e nos 217 municípios.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias