A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e controle de doenças divulgou nesta quarta-feira (17), o novo boletim sobre o quadro atual Gripe A (H1N1) no Maranhão. Ao todo, já foram notificados este ano 23 casos, sendo sete confirmados, 14 suspeitos e dois descartados. Há um óbito relacionado à doença confirmado e quatro suspeitos.
O superintendente de Estado de Vigilância Epidemiológica, Henrique Jorge dos Santos informou em coletiva à Imprensa, realizada na sede da Vigilância Epidemiológica (Alemanha), que todas as providências estão sendo tomadas quanto ao atendimento dos casos já confirmados e na prevenção contra a doença.
“Nós estamos fazendo o monitoramento das pessoas que contraíram a doença e das suas famílias. Vamos antecipar para este fim de semana a vacinação para gestantes, crianças menores de dois anos e portadores de doenças crônicas. Além da capacitação dos profissionais de saúde, que será realizada a partir de amanhã, no Centro de Convenções, esta que deve ser feita durante todo este ano”, detalhou o superintendente.
Serão disponibilizados um milhão de doses só nesta primeira etapa que inicia neste fim de semana. No total, são três milhões de doses para todas as cinco etapas.
A Secretaria de Saúde vai realizar diariamente, sempre às 16h, coletivas na sede da Vigilância Epidemiológica, para distribuir boletim atualizado sobre o quadro da Gripe A (H1N1) no Maranhão.




