Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: SES define ações de enfrentamento a Influenza A

Noticias Relacionadas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, realizou, nesta terça-feira (12), na sede das Vigilâncias, no bairro Apeadouro, reunião com profissionais de saúde, técnicos do órgão estadual e instituições parceiras para avaliar as ações desenvolvidas em 2009 e definir as estratégias de enfrentamento com vistas a uma nova onda epidêmica da Influenza A no país.

Ano passado, o estado registrou 39 casos da doença, com alguns casos de internação sem gravidade e nenhum óbito. A coordenadora de Vigilância das Influenzas da SES, Jakeline Rios, informou que para este ano, a maior novidade no que diz respeito ao controle da gripe A é a vacina. O governo federal deve disponibilizar 83 milhões de doses para os estados.

“Embora o Maranhão não tenha notificado um número elevado de casos da gripe A em 2009, estamos em alerta para ocorrência de uma nova epidemia prevista para os próximos meses. Para tanto, chamamos todos os técnicos da SES envolvidos no trabalho e os nossos parceiros para nos prepararmos para esta nova onda”, explicou o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Henrique Jorge dos Santos.

Ainda aguardando orientações do Ministério da Saúde, Jakeline Rios, disse que ainda não tem como precisar a data de chegada das doses da vacina ao Maranhão. Ela informou, no entanto, que a previsão do Ministério é realizar a campanha de vacinação no mês de abril, direcionada a populações prioritárias, como é caso dos trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e portadores de doenças crônicas.

“Esta é a primeira de uma série de reuniões que iremos fazer no decorrer dos próximos meses. A nossa preocupação é com o período de chuvas, que propicia a existência dos espaços fechados e aglomerados, ideais para a disseminação de vírus como o da Influenza”, destacou Jakeline Rios.

Para assegurar o controle da Influenza A no estado, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, sob determinação da governadora Roseana Sarney, colocou em prática ano passado, um conjunto de ações, de grande importância na viabilização da estrutura recomendada pelo Ministério da Saúde. Entre as medidas adotadas, segundo Henrique Jorge, estão a criação da Unidade de Triagem do PAM Diamante, do 0800, bem como a capacitação de técnicos na área de laboratórios para coleta de material para exame.

“A definição das unidades de referência para atendimento dos pacientes com a gripe A – Hospital Materno Infantil e Hospital Tarquínio Lopes Filho, além da consolidação das unidades sentinelas, também foram fundamentais neste processo de enfrentamento”, assinalou o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, acrescentando que além dos técnicos da SES, a reunião desta terça-feira (12) contou também com a presença de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias