O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, reuniu-se, nesta quinta-feira (13), com a cúpula do Sistema de Segurança e representantes do Ministério Público (MP) para traçar o planejamento e a continuidade das ações da força-tarefa de segurança a serem executados desta sexta-feira (14) até domingo (16), com o objetivo de coibir práticas abusivas como poluição sonora, infrações de trânsito, tráfico de drogas e outros crimes comuns neste período pré-carnavalesco.
O encontro teve como objetivo avaliar e discutir as diretrizes para dar prosseguimento aos trabalhos operacionais da ação “Força-Tarefa”, deflagrada pelas polícias Civil e Militar com o apoio do Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), Ministério Público, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Grupo Tático Aéreo (GTA) e outros órgãos. No último fim de semana, a “Força-Tarefa” ocorreu em diversos lugares da região Metropolitana e resultou na apreensão de mais de vinte veículos e catorze pessoas conduzidas por crimes relacionados à poluição sonora.
O secretário Aluísio Mendes fez uma avaliação da primeira etapa da “Força-Tarefa”, considerando bastante positiva a união de esforços em uma atuação coordenada das polícias e órgãos parceiros. Ele ressaltou o objetivo de oferecer segurança e tranquilidade aos cidadãos de São Luís, principalmente, durante o período pré-carnavalesco, resgatando valores como a cidadania, o respeito ao próximo e coibindo práticas abusivas e outras incidências criminais.
Determinações
O secretário determinou que sejam ampliados os efetivos dos plantões da Reffsa, Cohatrac, Vila Embratel e Cidade Operária. “As delegacias estarão aparelhadas, estruturadas e com equipes reforçadas para receber todas as ocorrências e procedimentos relacionados também a operação”, frisou.
Segundo informou Aluísio Mendes, as operações continuarão por todo período de pré-Carnaval. A Promotoria da Infância e da Juventude passará a integrar os trabalhos, que, a partir de hoje, terão também como alvos combater a prostituição infantil e verificar a licenças e o horário de funcionamento de bares e locais de festas e diversões de São Luis.
Estiveram presentes durante o encontro, o secretário adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; o delegado-geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Marcelo Aquino; os delegados Antonio Carvalho e Marcos Wallace, da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC); o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Jéferson Telles; os promotores Cláudio Cabral e Cláudio Guimarães da 1ª e 2ª promotorias de Investigação Criminal; a delegada de Costumes e Diversões Públicas, Ana Teresa Duailibe; o delegado Carlos Alberto Damasceno, do Centro Integrado de Defesa Social da área norte, entre outras autoridades.
Está prevista para esta amanhã, às 10h, na SSP, outra reunião operacional com todas as instituições participantes, para definir a logística e montar o plano estratégico de ação a ser posto em prática até domingo, com incursões e abordagens em toda a cidade. (iMirante)




