Um novo modelo de assistência à saúde foi proposto, nesta terça-feira (17), pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios onde serão inaugurados, ainda este ano, os primeiros hospitais do programa Saúde é Vida. Em reunião, ocorrida no Praia Mar Hotel, foi confirmada a conclusão de dezenas de novas unidades hospitalares construídas pelo Governo do Estado.
As novas unidades hospitalares serão entregues aos municípios totalmente mobiliadas e equipadas com sistema de informação, aparelhos de Raio X, laboratório de análises clínicas e centro cirúrgico.
Ricardo Murad explicou que as novas unidades de saúde foram construídas em municípios que apresentavam deficiência no atendimento às comunidades e foram planejadas para atender à demanda da população nos próximos dez anos. Ele defendeu que elas sejam transformadas em Centros de Promoção e Assistência à Saúde.
A proposta apresentada aos gestores é que os novos hospitais devem substituir as estruturas deficitárias, garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) condições dignas de atendimento em um novo modelo de funcionamento que inclua ações e serviços de promoção da saúde. “O cidadão não quer internação, não quer ficar doente. O nosso trabalho é promover a saúde, com acompanhamento e tratamento apropriado, para que a nossa população tenha melhor qualidade de vida”, ressaltou Ricardo Murad.
Autoridades
Além de prefeitos e secretários municipais de saúde, estavam presentes também ao encontro o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda, e o deputado estadual Stênio Rezende.
Iolete Arruda, que também é secretária de Saúde de Lago do Junco, agradeceu ao governo pela nova estrutura hospitalar e solicitou aos gestores informações sobre os equipamentos e os procedimentos realizados nos municípios. “Precisamos implantar e informar os procedimentos para que possamos ter financiamento”, declarou.
Júnior Marreca disse que é interesse de todos os prefeitos o pleno funcionamento dos hospitais municipais que estão sendo concluídos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). “É um sonho ver todos eles funcionando da forma como está sendo proposto”, declarou.
O prefeito Raimundo Nonato Costa Neto, de Turiaçu, também agradeceu pela nova unidade, já denominada de cartão postal da cidade. Ele adiantou que o hospital em funcionamento não atende às exigências da Vigilância Sanitária e será transformado em Secretaria Municipal. “Tenho consciência da importância deste hospital para nossa população e vou envidar todos os esforços para aproveitar ao máximo o seu potencial de atendimento”, afirmou.
A proposta será discutida de forma mais aprofundada entre os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e dos municípios, de acordo com o cronograma de entrega das novas unidades hospitalares.




