Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Sagrima lança Promeso na Região Sul do Estado

Noticias Relacionadas

Foi lançado, na cidade de Loreto, Região Sul do Maranhão, o Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais (Promeso). Cerca de 100 pessoas serão beneficiadas pelo programa, orçado em R$ 356.000,00.

O Promeso tem como objetivo aumentar a autonomia e a sustentabilidade do local, com ações voltadas para a engenharia, aquisição de equipamentos, capacitação e organização comunitária. De acordo com o gerente da Mesorregião da Chapada das Mangabeiras (que inclui o município de Loreto), Oswaldo de Deus Ferreira Júnior, essas ações são realizadas por intermédio de Fóruns onde participam representantes da sociedade civil organizada com projetos voltados para os arranjos produtivos, sendo que a leitura da região é feita pelo Governo do Estado, por conhecer a situação regional.

Compromisso

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Afonso Ribeiro, explicou que em Loreto, o Governo do Maranhão injetou a quantia de R$ 56.000,00 como contrapartida para implantação dos projetos no município. As ações vão desde a construção de agroindústria até a aquisição de equipamentos. “Com esse programa, o Governo do Estado vai poder gerar emprego e renda para 100 trabalhadores rurais de forma direta e isso demonstra o compromisso da governadora Roseana Sarney com o desenvolvimento da agricultura e da sustentabilidade”, comentou.

“Sabemos que os recursos são poucos, mas tenho certeza que o que for destinado de recurso para o Maranhão será bem aplicado, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar”, afirmou o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Tadeu Lima.

Os Projetos voltados para a Mesorregião das Chapadas das Mangabeiras são: agroindústria da farinha, estruturação turística, hortifruticultura, bovinocultura, apicultura, bovinocultura de corte, piscicultura e outros.

Para o prefeito de Loreto, Germano Martins Coelho, o programa só vem agregar qualidade de vida aos trabalhadores rurais do município. “Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sagrima e da Agerp os nossos trabalhadores rurais passam a ter maior sustentabilidade naquilo que produzem e, para que isso continue acontecendo estamos mostrando todo o nosso empenho em investir no homem do campo”, ressaltou o prefeito.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias