Passado o período intenso de chuvas no primeiro semestre no Maranhão, as obras de terraplenagem da Refinaria Premium I, da Petrobras, na cidade de Bacabeira, foram retomadas esta semana pelo consórcio GSF, formado pelas empresas Galvão, Serveng e Fidens. O prazo previsto para a conclusão desta etapa é janeiro de 2012.
No início desta semana, mais de 1.200 profissionais foram contratados e um contingente de mais de 900 estão em processo de recrutamento para trabalhar no local. Deste total, cerca de 70% são trabalhadores maranhenses das cidades de Bacabeira, Rosário, Santa Rita, São Luís e outras localidades.
A construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira, município distante 60 Km de São Luís, está orçada em cerca de US$ 19,8 bilhões. O empreendimento, considerado o maior das Américas, quando em operação irá processar 600 mil barris/dia de petróleo.
Paralelo aos serviços de terraplenagem, serão realizadas obras de drenagem e de acesso ao empreendimento, o que inclui 25 quilômetros de canais e nove pontes de concreto dentro do terreno da refinaria. “Ao todo, nós vamos ter aqui na área 45 frentes de trabalho no pico da obra”, informou o diretor do consórcio GSF, Roberto Porto.




