Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Região Tocantina recebe doses da vacina contra Gripe A

Noticias Relacionadas

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) já iniciou o processo de distribuição da vacina contra Gripe A (H1N1) para as 17 unidades regionais de Saúde em todo o estado. A vacinação no interior maranhense começa segunda-feira, 22. Nos municípios localizados na Ilha de São Luis, o trabalho de imunização já está em andamento.

Na Unidade Regional do Tocantins (Imperatriz), cerca de 215 mil doses da vacina, deverão ser aplicadas na população, de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

As vacinas chegaram a Imperatriz na madrugada de sábado, 20, transportadas por caminhões frigoríficos, em caixas térmicas com termômetros. No domingo, 21, começaram a ser encaminhadas aos 14 municípios integrantes da Regional da SES na região. A informação foi prestada pelo Gestor Regional de Saúde, Rênio Pereira e pela coordenadora de Distribuição de Vacinas, Socorro Ribeiro.

“Estamos trabalhando para cumprir as metas determinadas pela secretaria estadual de Saúde e para alcançarmos um índice satisfatório, dentro da cobertura vacinal”, enfatizou Pereira.

Na Regional da Região Tocantina, as doses da vacina estarão a disposição da comunidade a partir desta terça-feira, 23, em todos os postos de saúde das cidades de Imperatriz, Amarante do Maranhão, Buritirana, Senador La Rocque, João Lisboa, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Campestre do Maranhão, Porto Franco, São João do Paraíso, Estreito e Lajeado Velho, sempre no horário das 8h às 17h.

O primeiro grupo a ser vacinado, é o de mulheres grávidas, crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1° dose) e pessoas acometidas de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e cardíacos, entre outras.

As grávidas, inseridas no grupo de risco e de maior incidência registrado no Maranhão, tem prioridade no atendimento, mas, todas aqueles incluídos na primeira etapa da vacinação, receberão a dose contra a doença.

De acordo com Socorro Ribeiro, cerca de 8.600 doses da vacina já foram aplicadas nas cidades da Região do Tocantins, sendo imunizados os profissionais da área de saúde que integram o grupo de risco de contaminação.

“Somente em Imperatriz, foram 3.500 pessoas vacinadas contra o vírus H1N1, incluindo médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Além disso, os índios das aldeias próximas receberam a dose. Agora, vamos partir para as próximas etapas da vacinação, contemplando a população devidamente distribuída em faixas etárias”, explicou Socorro Ribeiro.

A equipe de estratégia de vacinação em Imperatriz definiu a linha de ação para desenvolver o trabalho contra a Gripe A na região. Nesta segunda-feira, 22, uma reunião com as equipes de imunização dos municípios da regional vai orientar cada um dos atores envolvidos no processo, sobre os procedimentos a serem seguidos com relação a distribuição e manejo da vacina e a forma de mobilização do público.

“Estivemos em São Luis semana passada e recebemos todas as orientações no treinamento em Vigilância Epidemiológica, Prevenção e Manejo Clínico da Síndrome Respiratória Aguda Grave e vamos repassar todas essas informações aos nossos técnicos e colaboradores”, explicou o Gestor da Unidade do Tocantins, Rênio Pereira.

Até o momento, a Regional do Tocantins (Imperatriz), notificou 4 casos da doença, sendo as pessoas residentes nos municípios de Açailândia (1), Estreito (1), Esperantina/TO (1) e Fortaleza/CE (1).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias