O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmará convênios, nesta segunda-feira, 25, às 16h, com 59 prefeituras para a implantação do programa Alfa e Beto, que estabelece metas de desempenho a serem atingidas pelos alunos, escolas e redes de ensino. O objetivo é assegurar a efetiva alfabetização das crianças.
A solenidade, que será realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, será presidida pela governadora Roseana Sarney e contará com a participação do secretário de Educação, César Pires, de prefeitos e secretários de Educação dos municípios que participam da parceria.
O programa é uma ação conjunta promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Alfa e Beto e Prefeituras, em benefício da sociedade maranhense. “Esta é uma experiência implementada com êxito em dezenas de municípios em todo o país. No Maranhão, por exemplo, esta metodologia de alfabetização vem sendo desenvolvida com sucesso na gestão do prefeito Luis Fernando Moura da Silva, em São José de Ribamar”, exemplificou o secretário César Pires.
Com a assinatura dos 59 convênios, o programa Alfa e Beto passa integrar a política estadual de educação, adotando uma experiência que vem dando certo para resolver problemas crônicos de alfabetização de alunos maranhenses. A meta do Governo do Estado é universalizar o programa, por meio de um conjunto harmônico, para resolver as deficiências de alfabetização em todos os municípios.
A governadora Roseana Sarney e o secretário César Pires têm priorizado iniciativas que promovam mudanças estruturais da educação. Ele tem reafirmado que um dos principais pilares na luta pela qualidade de educação é a correção da alfabetização dos alunos que, nos moldes atuais, não contribui para a redução dos desníveis de idade/série.
A parceria a ser firmada com as prefeituras objetiva evitar que os alunos cheguem à 5ª série do ensino fundamental com um baixo nível de leitura, evidenciando que não estão alfabetizados e preparados para dar continuidade aos seus estudos.
O Instituto Alfa e Beto é referência nessa área e sua competência é atestada pelo Ministério da Educação. “Ações como esta servem para atrair para o projeto de desenvolvimento do estado iniciativas que estão dando certo para assegurar, verdadeiramente, a qualidade da educação pública no Maranhão”, frisou o secretário.




