Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Plano vai melhorar gestão em Parque Estadual

Noticias Relacionadas

ma1Com o objetivo de promover uma melhor gestão ambiental nas unidades de conservação do Estado, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, lançou, na tarde desta segunda-feira (23), o Plano de Manejo do Parque Estadual do Mirador, no Mirante da Lagoa da Jansen, em São Luís.

O Plano visa promover uma profunda análise do ecossistema do Parque, de modo de modo a gerar uma minuta para o zoneamento do parque.

“É um plano gigantesco e de grande importância, pois este parque abrange toda a biorede, bacias hidrográficas (nascentes dos rios Itapecuru e Alpercatas), que alimentam o Sistema de Abastecimento de Água do Italuís, e as cidades ribeirinhas por onde passa, então precisamos sistematizá-los melhor para que a gente possa ter êxito na função de fazer uma gestão de parque”, ressaltou Wahington Rio Branco.

De acordo com o secretário, o plano será também um dos requisitos imprescindíveis para a sustentação do Parque Industrial, que está sendo implantado no Estado e terá satélites em torno deste grande empreendimento. O parque Estadual do Mirador, localizado no sul do Estado, abrange uma área de aproximadamente 437 mil hectares e é considerado o segundo maior parque do cerrado brasileiro.

Segundo a coordenadora geral do Plano, a superintendente de Desenvolvimento e Educação Ambiental da Secretaria, Lívia Karen Souza, o plano terá duração de 8 meses a um ano e será executado por meio de  fases de levantamento biótico, do meio físico, socioeconômico, situação fundiária, potencial ecoturístico e consulta pública. 

O trabalho será realizado por 6 equipes, compostas por pesquisadores, biólogos, geólogos, entre outros especialistas, convidados da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Uema (Universidade Estadual do Maranhão), da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), da UFPA (Universidade Federal do Pará) e da UFAM (Universidade Fderal do Amazonas).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias