O médico Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago – morto em abril – assumiu, nessa terça-feira (7), o comando do Partido Democrático Trabalhista no Maranhão. Lago Filho foi apresentado à militância durante a reunião do Diretório Estadual, ontem, na sede do partido. Além do presidente, foram empossados os outros 23 membros da Executiva Estadual pedetista.
A Igor Lago caberá a missão de reorganizar o PDT e conduzir a legenda no processo eleitoral dos 217 municípios maranhenses. Mas o tema eleitoral passou ao largo da apresentação de ontem. “Há uma pauta sobre as questões políticas que deve ser discutida internamente nas reuniões ordinárias da Executiva”, explicou o vereador Ivaldo Rodrigues, vice-presidente municipal do PDT de São Luís.
Mesmo sem militância partidária, Igor Lago foi conduzido ao comando do PDT como uma homenagem a Jackson Lago. O filho do ex-governador passou a ser o principal porta-voz da família após a cassação e nos últimos dias de vida do pai. Crítico de uma ala do PDT, chegou a ter contestada a sua ascensão à presidência do partido, mas conseguiu superar as divergências.
O debate interno sobre a presença do filho de Jackson à frente do partido levou algumas personalidades pedetistas a não comparecerem na solendiade de apresentação de ontem.
Eleições
Para a disputa de 2012 em São Luís, Igor Lago terá três opções de encaminhamento – candidatura própria, aliança com o prefeito João Castelo (PSDB) e aliança com o ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB). Qualquer uma das opções terá que ser amplamente discutida internamente, dado o grau de divergências de opinião entre as alas pedetistas.
No comando do PDT, o filho de Jackson dividirá seu tempo entre a atividade partidária e as suas obrigações de médico, no interior de São Paulo, e no Hospital Universitário Presidente Dutra, de São Luís. Ele pode, inclusive, figurar como candidato ou opção de nomes para composição de aliança pelo partido. (iMirante)




