Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, dezembro 10, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Parada do Orgulho da Diversidade deve reunir 500 mil pessoas em SL

Noticias Relacionadas

“Travestis e Transexuais merecem respeito”. Esse é o tema da 7ª edição da Parada do Orgulho da Diversidade Sexual de São Luís, que será realizada no dia 27 de junho, na Avenida Litorânea (descida da praia do Calhau em direção à Praça do Pescador).

A partir das 14h, gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, simpatizantes e sociedade em geral participarão da maior mobilização aberta em prol dos direitos LGBT, que contará com a presença da cantora, compositora e produtora musical ítalo-brasileira, Georgia Brown, considerada uma das novas divas da House Music mundial, além dos Djs Alisson e Verônica, trios e bandas locais.

Para o representante do Grupo Gayvota, Betinho Lima, o evento vai além de um dia de festa. “A Parada do Orgulho da Diversidade Sexual é o nosso maior instrumento de conquistas e reivindicações. É uma forma que encontramos para ganhar visibilidade, levar as pessoas a nos ouvirem”, ressaltou.

Um dos focos da Parada é o apoio e acompanhamento do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que propõe a criminalização da homofobia, ficando o autor do crime sujeito a pena, reclusão e multa.

“Não queremos mais ou menos que ninguém, só queremos ser respeitados, afinal, também contribuímos para o desenvolvimento do nosso país”, disse o fundador e coordenador do Gayvota, Carlos Garcia. “Vamos fazer uma Parada com segurança e com a presença das famílias maranhenses, porque também é essa nossa preocupação”, completou Garcia.

Segundo dados da Polícia Militar do Maranhão, a Parada do Orgulho da Diversidade Sexual de São Luís é a maior do Nordeste e a terceira do Brasil. A expectativa para este ano é reunir cerca de 500 mil pessoas.

 O evento tem a parceria do Governo do Estado, Polícia Militar, órgãos estaduais, municipais e entidades sociais.

Prévias

Como parte da programação da Parada, será realizado neste sábado, 12 de junho, Dia dos Namorados, a festa São João dos Namorados, às 22h, na boate Metalúrgica. No dia 24, um seminário discutirá a temática da Parada do Orgulho da Diversidade Sexual e políticas públicas para o movimento LGBT, com participação de representantes de movimentos e entidades sociais, universidades, poder público e sociedade civil organizada.

Grupo Gayvota

O Grupo Gayvota foi fundado em 2003 e objetiva a promoção e defesa dos direitos humanos dos homossexuais, a prevenção e assistência em DST/HIV/Aids. Foi responsável pela realização das seis últimas Paradas do Orgulho da Diversidade Sexual de São Luís e desenvolve, na capital e interior, atividades, seminários voltados para a comunidade LGBT.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias