O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, inicia, a partir desta segunda-feira (11), as aulas inaugurais do Projovem Trabalhador nos municípios de Maracaçumé, Altamira do Maranhão, Miranda do Norte, Cajari, Bom Lugar e Palmeirândia.
Setenta e dois municípios serão contemplados com o programa no Maranhão, que atenderá 8 mil jovens em situação de desemprego com idade entre 18 a 29 anos, com renda familiar de até meio salário mínimo. Para participar, é necessário que o jovem esteja freqüentando ou concluído os ensinos fundamental e médio ou os cursos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e que não tenham ingressado no nível superior.
De acordo com o secretário Roberto Costa, o programa é uma grande ferramenta para a qualificação profissional. “ O maior compromisso da governadora Roseana Sarney é preparar mão-de-obra qualificada para os grandes investimentos que o Maranhão irá receber”, destacou o secretário.
Serão oferecidos cursos de metalmecânica, administração, agroextrativismo, esporte e lazer, alimentação, vestuário, design de móveis, turismo, construção e reparos e telemática.
Os cursos são divididos em dois módulos: Qualificação Social com 100horas/aula e Qualificação Profissional com 250 horas/aula, totalizando 350 horas/aula. O curso tem duração de seis meses.




