A partir desta segunda-feira, 3, os candidatos de Imperatriz e da Região Tocantina que pretendem abrir o processo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou renovar o documento terão a chance de preencher o exame teórico técnico (popularmente chamado de prova teórica) de forma eletrônica. O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) vai trabalhar com o novo sistema, o que até então só ocorria em São Luís.
Com o novo sistema, o Detran pretende agilizar o processo e diminuir as filas. Na Ciretran de Imperatriz, eram disponibilizadas 75 vagas diariamente e os candidatos que preenchiam o teste com caneta. Com a implantação da prova eletrônica ou digital, a capacidade de atendimento será maior, sendo disponibilizadas 90 vagas diárias, com atendimento de hora em hora.
Para isso, foram instalados 10 computadores, em que os candidatos à primeira CNH e renovação terão 50 minutos para a realização da prova on-line.Outra novidade é quanto ao resultado, que passará a ser imediato. O candidato saberá se foi ou não aprovado minutos depois de fazer a prova. No modelo antigo, o resultado demorava, pois as provas eram encaminhadas a São Luís.
“Uma das vantagens é o fator tempo: o candidato aprovado já recebe a sua licença de aprendizagem na hora, o que antes era mais demorado porque as provas vinham para São Luís”, diz a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Maria de Nazaré Nunes do Nascimento.
A coordenadora lembra que o número de questões e a forma de avaliação, com o acerto de 70% das 30 questões, não sofreram mudanças. A implantação do sistema eletrônico em Imperatriz foi uma determinação do diretor geral do Detran, Flávio Trindade Jerônimo, que fará a inauguração do novo sistema, da Thomas Greg do Brasil, empresa contratada pelo Detran-MA responsável pela aplicação dos exames teóricos e práticos.
“Estamos felizes em promover essa inovação, que é fundamental devido à importância da cidade de Imperatriz e da região Sul do Maranhão como um todo para o desenvolvimento do estado e é uma das ações do Detran-MA, que busca a cada dia, melhorar o atendimento e oferecer as pessoas um serviço de qualidade e rápido”, destacou o diretor Trindade. (iMirante com informações são da Secom)




