Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARANHÃO: Comandante Geral da PM empossa novo comando no 1º BPM

Noticias Relacionadas

O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco, empossou em solenidade militar, na quarta-feira (2), o novo comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar. O evento aconteceu no Auditório Delegado Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Assume o comando a partir de agora, o tenente-coronel Gonçalo Alves, que exercia a função de chefe da 4º Seção do Estado Maior, substituindo o major Glauber Miranda.

Em discurso, o coronel Franklin Pacheco, ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo 1º BPM. “Estamos realizando essas adequações dentro da corporação como medida estratégica de movimentação da tropa. Além disso, os comandantes substituídos estão deixando os comandos para se qualificarem. O 1º BPM tem sob sua responsabilidade uma grande área de São Luis”, disse.

O comandante contou ainda que a escolha do novo comandante se deu pela vasta experiência na área de segurança que o tenente-coronel Gonçalo possui.Ele ressaltou, ainda, que o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, ao assumir definitivamente a pasta da segurança, sinalizou vários investimentos para a Polícia Militar, entre eles a construção da nova sede do batalhão.

O novo prédio do 1º BPM será construído no Itaqui Bacanga em uma área de 42.500 metros quadrados, doado pela Vale ao Governo do Estado. A assinatura do termo de doação do terreno ocorreu, na segunda-feira (31), no Parque Botânico da Vale.

Medidas

O tenente-coronel Gonçalo Alves de Sousa disse que sua primeira missão será buscar novas instalações para o batalhão. “Nosso intuito no primeiro momento são nossas instalações físicas. Provavelmente iremos para alguma companhia. Após isso, realizamos um diagnóstico dos equipamentos, efetivos, viaturas e a partir disso, traçaremos metas e ações para serem deflagradas em São Luis”,explicou.

Resultados

Durante a solenidade, o comandante substituído, major Glauber Miranda, apresentou um estudo sobre as ocorrências realizadas pelo 1º BPM. De acordo com os dados, em 2009 foram feitos 150 flagrantes, já em 2010 esse número chegou a 209. No biênio 2009-2010, os policiais do batalhão apreenderam mais de 120 armas de fogo, sendo que o Bairro do Coroadinho foi a localidade onde foi registrado o maior número de casos. Em relação a apreensão de armas de brancas, em 2009 foram 430. No ano seguinte, o número de apreensão subiu para 1.380 mil.

Estiveram presentes, ainda, na solenidade o coronel Edílson Moraes Gomes, subcomandante da Polícia Militar; tenente-coronel Nepomuceno, na ocasião representando o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéferson Teles; coronel Maciel, vice-presidente da Caixa Beneficente; Antonio Alves, coordenador do Conselho de Segurança do Bairro Coroadinho, além de comandantes de batalhões, oficiais, praças e familiares.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias