Agrofeira dos Municípios será realizada novamente, este ano, durante a Expoema 2010. A segunda edição da feira reunirá produtos da agricultura familiar, tais como artesanatos, doces, frutas, hortaliças, mel e derivados de leite.
A Expoema 2010 será aberta no Parque Independência, em São Luís, no dia 28 deste mês. Se estenderá até 7 de setembro, com apresentação de shows, rodeios, cavalgadas, entre outros. A promoção é da Associação dos Criadores do Maranhão.
No ano passado, a Agrofeira dos Municípios estreou com um dos maiores sucessos da Expoema, com a presença de aproximadamente de 15 mil visitantes. Este ano funcionará no mesmo local, o Pavilhão dos Municípios.
O objetivo da feira é expor e comercializar os produtos da agricultura familiar, que estão em grande crescimento deste abril de 2009, e mostrar as potencialidades do setor agropecuário de cada município.
Esta semana, o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro, reuniu-se com sua equipe para definir algumas medidas visando a realização da agrofeira, o que inclui a reforma física do pavilhão.
Para Afonso Ribeiro é muito importante que as prefeituras incentivem e criem condições favoráveis para que os agricultores familiares de seus municipais sejam representados. “Estamos convidando as prefeituras e algumas associações de agricultores já confirmaram presença”, informou o secretário.
A feira reúne produtos variados, incluído abacaxi, caju, além de farinha, mel, verduras, flores, artesanatos, iogurtes, queijos e mudas de plantas. Para Afonso Ribeiro a feira beneficia o agricultor familiar, pois incrementa os seus negócios, e o consumidor, que tem acesso a produtos baratos, de qualidade e a alimentos de qualidade.
Expoema 2010
A Expoema 2010 terá início no dia 28 deste mês até sete de setembro, com apresentação de shows, rodeios, cavalgadas, entre outros.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) vai montar um stand na Expoema 2010. No local serão expostas as principais ações desenvolvidas pela secretaria e órgãos vinculados.
Este ano a Sagrima vai inovar com a exposição de peixes em um grande aquário, que será construído em uma área próxima ao stand, além da implantação do projeto Agroflorestal que durante a Expoema anterior fez muito sucesso.




