
Aproximadamente 400 metros do serviço já está completo, de um total de 950m em toda sua extensão. Os trabalhos para pavimentação iniciaram há três semanas com o serviço de drenagem e terraplanagem no trecho onde havia os maiores registros de buracos, acúmulo de lama e poeira, que atrapalhavam a vida comercial do bairro.
O comerciante André Viveiros, mantém um mercadinho na principal Avenida e diz que o serviço de pavimentação, que ainda não foi encerrado, já beneficia centenas de comerciantes. Ele conta que o bairro Araguaia cresce a cada dia e que as duas avenidas comerciais possuem grande movimentação e o serviço de pavimentação era uma necessidade real.
“Trabalho aqui há um ano e já percebi que a vida comercial do bairro Araguaia está mais forte que muitos bairros da cidade e aqui foi uma ocupação recente. A obra não está finalizada, mas percebemos que a população ganha com isso porque estamos com algumas dificuldades que serão logo sanadas com a finalização da obra”, explica o comerciante.
A pavimentação em concreto armado apresenta como principal vantagem sua elevada durabilidade, que atinge 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de concreto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trajeto.
“Temos alguns locais em Marabá que observamos que poderia ter problemas com o pavimento asfáltico devido o lençol freático ser muito alto e áreas que sofrem com alagamentos. Nestes locais passamos a adotar o concreto, pois suporta melhor a pressão e tem uma durabilidade muito maior”, explicou o engenheiro Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas.
O concreto que é feito na Avenida das Torres tem uma espessura de 12 centímetros, bastante resistente aos impactos dos veículos e também para as ações do clima da região. As duas vias da avenida estão localizadas próximas a um canal, o que representou um fator decisivo para a equipe de engenharia utilizasse este tipo de pavimentação. (Victor Haôr / Fotos: Paulo Sérgio)