Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARABÁ: Hospital Regional abre posto de coleta de óleo vegetal usado

Noticias Relacionadas

O projeto ECOlaborador foi apresentado à unidade nesta quarta-feira (6), pelo analista de Sustentabilidade Kildary Arrais. As coletas serão feitas todos os dias, das 8h às 8h30 e das 14h às 14h30, reunindo o resíduo utilizado em frituras das residências de qualquer pessoa que quiser doar.

Se a pia da cozinha ou a caixa de gordura da sua casa entupir, pode ser um sinal de que o óleo vegetal usado na fritura de alimentos está sendo descartado de forma inadequada. Foi o que aconteceu com Ivonete Rodrigues, coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. “É horrível. Quando menos você espera, a pia fica entupida e causa muitos problemas”, comentou a colaboradora. Além dos transtornos para os moradores da residência, essa atitude também prejudica o meio ambiente.

Para tentar amenizar essa estatística, o Hospital Regional de Marabá abriu um posto de entrega voluntária de óleo vegetal usado, que começa a funcionar nesta semana dentro da unidade. O projeto ECOlaborador foi apresentado na unidade nesta quarta-feira (6), pelo analista de Sustentabilidade Kildary Arrais. As coletas serão recebidas todos os dias, das 8h às 8h30 e das 14h às 14h30, e qualquer pessoa pode doar. Já as sextas-feiras, no mesmo horário, será o dia para doação dos colaboradores da instituição.  Dessa forma, quem desejar dar um destino adequado ao óleo usado, deve levar o resíduo coado e embalado em garrafa pet e entregar na portaria do Hospital.

Todo o óleo recebido na unidade será depositado em um barril doado pela empresa maranhense Indama, que ficará responsável por coletar o material e transformá-lo em sabão e biodiesel. Em contrapartida, o hospital receberá produtos de limpeza para serem usados dentro da unidade e doados a instituições sociais.

A enfermeira Aline Belutti comemorou a iniciativa do Hospital Regional. “Eu acho muito interessante o projeto porque vai envolver o pessoal de dentro e de fora do hospital. É uma maneira de nos sentirmos responsáveis pelos resíduos que produzimos. Além do mais, o projeto vai beneficiar a população com doação de material de higiene”, afirmou a colaboradora que já tinha esse hábito há mais de um ano. “Agora, outras pessoas poderão descartar corretamente também”, completa.

Sustentabilidade

Segundo o diretor-geral do HRSP, Valdemir Girato, o projeto ECOlaborador será promovido paralelamente a outras ações de sustentabilidade já implantadas na unidade, como a reorganização do funcionamento da bomba do sistema a vácuo, que ajuda o hospital a economizar 357 mil litros de água por mês e a consumir menos energia elétrica em relação à estrutura anterior. ‘A Pró-Saúde tem o compromisso de contribuir para o uso consciente dos recursos naturais em todas as regiões onde ela está presente. Sabemos que quando há um maior equilíbrio econômico, social e ambiental, a qualidade de vida das pessoas é bem maior. E isso é promover saúde também’, argumentou Girato.

O lançamento do projeto ECOlaborador integra a Semana do Meio Ambiente, que acontece até a próxima sexta-feira (8) no Hospital. A programação prevê ainda doação de mudas para os colaboradores e usuários, plantação de espécies nativas no jardim da unidade, palestras educativas para colaboradores e a participação do HRSP na mesa-redonda “Valorização de resíduos: do lixo ao bolso”, promovida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). (Aretha Fernandes)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias